Atitudes para se amar

yoga

A essência do yoga é: Ame-se, se aceite da maneira que você é.
Isto não significa cruzar os braços e dizer: “Eu sou assim mesmo. Nunca vou mudar”. Quando você se aceita verdadeiramente, você muda para melhor. Você se liberta de cobranças e do perfeccionismo. Você é mais autentico e feliz.
A vida sem amor é superficial, vazia e sem sentido. É o amor que nos motiva a fazer tudo com entusiasmo e boa vontade. Quando descobrimos o amor interior, a vida tem significado e propósito.
Liberte-se da idéia que tem de ser perfeito ou fazer tudo com perfeição.
A maioria das pessoas nem pensa em se amar. Elas se diminuem, se culpam, ficam apenas procurando seus defeitos, sem enxergar suas próprias qualidades. Pensam que devem amar apenas os outros. Acham que amar a si mesmo é egoísmo. Não entendem que esse amor deve começar dentro de si mesmas, por elas mesmas.
Quando alguém tem baixa-estima, se diminui, o verdadeiro problema da vida dele é este. Todos os outros problemas surgem desse sentimento de não aceitação, de depreciação.
Muitas vezes as pessoas se sentem inferiores, pois ficam se comparando a outras. Acham que são incompetentes, sem talento, sentem-se rejeitadas,que ninguém seria capaz de amá-las.
Quando se olham no espelho, não gostam do cabelo, só procuram defeitos e rugas no rosto. Não vêem o brilho dos próprios olhos, nem a beleza do sorriso, nem se olham sentindo amor e aceitação por si mesmas.
Um bom exercício para melhorar a auto-imagem é se olhar no espelho e fazer afirmações positivas. Olhe bem dentro dos seus olhos e afirme: “Eu me amo. Eu me aceito da maneira que eu sou”.
Deixe que esta experiência se intensifique. Sorria olhando em seus olhos, se acolhendo, se aprovando, enviando amor para você mesmo.
Esta vivência é muito significativa. Alguns sentem muita dificuldade em se olhar bem nos olhos. Não conseguem sentir alegria, alguns se sentem desconfortáveis, ficam com os olhos cheios de lágrimas, outros se criticam ou têm medo.
Se você acha que é feio, alto ou baixo demais, tímido demais, que não é suficientemente bom; a causa básica de seu sofrimento, de seus problemas é: Você não se ama. Você não se valoriza.
Por exemplo, se você estiver precisando de dieta para emagrecer, comece fazendo uma dieta mental. Evite pensamentos negativos. Comece a se amar mais, descubra seu valor. Atrás do excesso de peso, está um problema interno maior: você acha que “não é bom o bastante”, se sente inseguro, com medos e carências. Enquanto não lidar com este problema, com esta falta de aceitação de si mesmo, você fica fazendo dietas e mais dietas, desistindo e engordando mais, se culpando.
Você reeduca seus hábitos alimentares sem fazer disso um sacrifício, ou tortura. Com alegria, motivação e discernimento, você se alimenta sentindo amor por você mesmo, pensando em qualidade de vida e em seu bem-estar.
Não fique se julgando ou se cobrando. Pare de se criticar o tempo todo, e logo você conseguirá seus objetivos. Procure se libertar desta idéia que tem de ser perfeito ou fazer tudo com perfeição.
Estamos no planeta Terra para aprender e evoluir. Aprenda com seus erros, se permita errar e aprender. Seja bondoso com você.
Lembre-se de se amar e se respeitar. Descubra suas qualidades, valorize-se. Fique em paz e lembre-se que Deus habita em você!

Emilce Shrividya Starling

**********

É por isso que eu, Cirilo Veloso, sempre olho no espelho e penso comigo mesmo: “Eu sou o máximo”. kkkkk. Brincadeiras à parte, pensamento positivo é fundamental. Afinal, você é o que acredita ser. Se pensar ser fracassado, assim será; se pensar ser vitorioso, assim também será. Ou seja, é você quem diz o que é, e não os outros. Deixe que os outros se danem. Ame-se mais e tudo de bom transparecerá; uma energia e um brilho sem igual você emitirá. Muitas pessoas chegam até mim e perguntam se eu não tenho problemas. Acham estranho que eu esteja sempre de bem com a vida, sorrindo, alegre. Eu tenho problemas, mas não me sinto vítima deles, eu não sou perfeito, mas me acho perfeito com as minhas imperfeições, e tento melhorar-me sempre mais sem ficar neurótico por isso. Se eu pudesse dar um conselho diria para agir com naturalidade, para ser você mesmo e buscar o topo, sabendo que nunca chegará lá, mas que o importante é o caminhar, seguir em frente e ser feliz hoje, agora e sempre. Você não será feliz quando conseguir aquele emprego que tanto almeja, nem quando perder aqueles quilinhos a mais, nem quando estiver com aquela pessoa que voce deseja, etc. Você tem de ser feliz hoje simplesmente pelo fato de ser você, de existir, de ter a oportunidade de fazer algo produtivo, de ajudar alguém, de ver o sol, de se molhar na chuva…
Ame-se muito, seja feliz consigo, ajude sem olhar a quem…
O mundo te sorrirá de volta.

Hey oh – Tragedie

Comentários

  1. ligia disse

    Achei o maximo. A medida que lia me sentia amada. Fiquei arrepiada. Me ajudou muito com certeza. Abraços e parabféns pela colocação.

  2. Vinicius disse

    Boa noite,eu adorei o texto de verdade,a gente tem q ser quem realmente somos sempre se amando, mais eu nao consigo ter uma alto estima boa,nao consigo me amar,me achar bonito.,vc acha que devo me consultar com um psicologo?

  3. sonia disse

    Excelente!!! Que bom que encontrei teu blog, tenho muitos problemas com meu “EU”, auto estima, falta de confiança, pensamentos negativos, isso desde criança, tanto que não conseguir caminhar muito… As vezes sinto muita tristeza, falta de afeto, enfim:
    Teu blog é o maximo muito comigo, Deus! Ilumine tua sabedoria sempre e sempre.

Deixe um comentário