O homem apaixonado

apaixonado.jpg

Excelente texto da Lilian Maial, sobre o homem apaixonado. Recebi da amiga Daysi Balsini e achei por bem dividí-los com vocês. Eis o texto (É longo, eu sei, mas vale a pena. Além do mais, lê quem quer):

**********

Se você conheceu um homem apaixonado, verdadeiramente apaixonado, você conheceu o que há de melhor nesse mundo.
É fácil e comum, nos dias de hoje, encontrar uma mulher apaixonada. As mulheres parecem ter sido feitas para a paixão (ao menos é o que nos dizem desde que nascemos). Mas homens, esses foram feitos para as batalhas sangrentas do dia a dia, para as dificuldades financeiras, para a luta pela sobrevivência, para o silêncio de sentimentos (assim pensa a nossa sociedade).
Os homens foram tão massacrados de responsabilidades e estigmas de carregar o mundo nas costas, que nem se deram conta de sua própria necessidade de amor e paixão. Fingem tão bem não ligar, reduzem o amor a conquistas, a disputas, a objetivos práticos a serem alcançados que, assim que atingem tal objetivo, o objeto passa a não exercer o mesmo fascínio.
Tudo bem, é por aí. Mas e quando Cupido decide flechar de verdade o coração masculino? Como reage esse coração, tão pouco acostumado a sofrer por amor, a manter alguém 24 horas por dia em seu pensamento?
Gente, é lindo! É tão lindo quanto ver uma criança dando seus primeiros passos, ou vendo um passarinho dar seu primeiro vôo, ou como namorados dando seu primeiro beijo.
Ele (o homem) é pego de surpresa e reage de forma surpreendente. Torna-se vulnerável, emotivo, passa a prestar atenção em letras de músicas, em flores, em poemas, em vitrines, em praças, em crianças. Ele passa subitamente a gostar de lojas, de receitas, de moda e perfumaria. Fica entendido em cremes e cheiros, em livros, em drinks. Passa a ser expert em assuntos exóticos. Acorda e dorme cantarolando. Isso tudo porque a amada tem seu mundo e é seu mundo.
O espelho passa a exercer atração. Geralmente muda o corte do cabelo, a barba e o bigode (tira, se tem, deixa crescer, se não tem). Fica vaidoso, sensível e bobinho. Adorável bobinho. Mas… esconde!
Ah, parece ser pecado se apaixonar!
Deve ser uma terrível gafe demonstrar sentimentos.
Aparentemente é condenável ser simplesmente humano.
Sabe aquela coisa do “lado feminino”? Balela. Não existe essa dicotomia. Todos temos de tudo dentro de nós. O poder, a beleza, o bem, o mal, o masculino e o feminino, o yin e o yang.
Mas esse homem apaixonado passa a ser exigente, a ter carências e vicissitudes. E se você souber manter essa chama acesa, souber lidar com esse homem enfeitiçado, será uma mulher abençoada, porque ele é capaz de tudo para ver você feliz.
Ah, esse homem não medirá esforços. Não haverá obstáculos capazes de detê-lo na empreitada da sua felicidade. Ele acordará com a força de um Hércules, a disposição de um atleta, a perseverança de um monge, e a fragilidade de uma criança.
Acolha-o. Sinta-o. Mime-o. Ame-o.
Deixe-o sentir seu amor fluir.
Alimente-o de afagos, de agrados, de elogios.
Mostre a ele a correspondência de sentimentos, mas não o prenda.
Deixe-o livre para escolher você, escolher estar com você, preferir você a qualquer coisa. Mas por vontade dele.
Creio que o erro de muitas mulheres é querer prender seu homem, controlar seus passos, cercá-lo não de afeto, mas de desconfiança.
O homem apaixonado é seu. Está apaixonado, encantado, tem um mundo novo e muitas das vezes não sabe lidar com ele.
Também fica inseguro, ciumento, quer agradar, quer inundá-la de carinhos, mas quer manter sua habitual liberdade.
E em nome desse novo amor, desse sentimento que o fragiliza tanto, talvez sufoque essa liberdade que sempre teve e que sempre foi-lhe ensinado assim. Mas isso, com o tempo, certamente o deixará limitado e cansado, levando a um desgaste no relacionamento.
Então, o que fazer?
Não há fórmulas. Não há receitas de bolo.
Há sim uma necessidade de entendimento, de espaço, de respeito mútuo.
Há que se lidar com a liberdade assim como se lida com a delicadeza da paixão.
Há que se estabelecer limites. O outro é o outro, você é você.
Não se pode amar ao outro se não se ama a si próprio.
O outro não é seu espelho e nem seu ideal e objetivo.
Nada de se anular em função do amor.
Essa é a diferença entre a mulher apaixonada e o homem apaixonado.
Ele não ama menos, não sente menos, não sofre menos por amor.
Apenas ele sempre teve sua individualidade. A sociedade o permitiu desde o início dos tempos, enquanto nós, mulheres, aos poucos vamos ganhando terreno na igualdade de direitos, inclusive o direito de se amar, o direito a seu espaço individual na relação a dois.
Sendo assim, ao dar de cara com um homem apaixonado, ao se apaixonar por ele, não abra mão de seu espaço, de sua individualidade, porque só assim poderá entender a postura dele e aproveitarão tudo o que a paixão e o amor correspondidos podem fornecer de forma sadia a ambos.
Curta seu homem, estrague-o de tanto amá-lo, e seja feliz!…

Against All Odds – Phil Collins

Comentários

  1. katsawa disse

    O texto pode ser muito bonito, mas na pratica sabemos que as mulheres são as primeiras a jogar fora um homem apaixonado por elas, são as primeiras a enjoar de uma relação, caso sintam que estão sendo amadas por um homem.
    Não sei se em outros tempos as coisas eram diferentes, mas hoje em dia está tudo muito frio e o que mais vemos é relações formadas por alguém que ama e outro que não ama tanto, alguem que gosta muito e o outro que gosta de menos.
    Em muitas relações vejo que quanto o mais o homens ignora, despreza e mais deixa elas inseguras, mas elas amam o sujeito (algo que para mim não tem o menor sentido).
    Já passei por diversas situações aonde tive que ouvir aqueles mesmos discursos furados para dar um fora … “vc é uma pessoa ótima, mas …”, “Vc é muito bom para mim …”
    Não sei se hoje em dia ainda vale a pena se apaixonar por uma mulher.
    Se homens que se apaixonam são raros, as mulheres que se apaixonam por homens apaixonados por elas, são ainda mais raras.
    Então chego a conclusão que a grande maioria das mulheres não querem um homem apaixonado, pois não valorizam.

    • eliana disse

      Adorei o texto, hoje em dia quando alguem esta apaixonado por nois, nois é que nao estamos e vice versa, ta dificil sentimentos iquais ,cada vez mais raro mesmo,
      Nao sei o que é pior amar e nao ser amada,ou ser muito amada e nao amar a pessoa.
      Estou vivendo algo assim, ele me ama e eu nao.
      Fico com raiva de mim mesma por ser assim. Vai entender o que eu sinto, nao sei mesmo.

  2. Ana disse

    Olá, achei lindo o seu texto. Estou vivendo um momento assim, conheci um rapaz maravilhoso e sensível que me ama e me faz sentir-se bem. A poucos dias ne pediu em casamento e diz que sou a mulher da vida dele. Mas tudo isso se deve ao fato de que eu o deixo livre para fazer suas escolhas e respeito o seu espaço. Ele mesmo ja atribuiu a sua paixão as minha forma de ser com ele, falou que adora o meu jeito de trata-lo e sente-se completamente a vontade quando está ao meu lado. É muito bom amar e ser amada…

  3. Topete disse

    O homem esconde que está apaixonado porque as mulheres se aproveitam disso. Ao primeiro sinal de paixão por parte do homem TODAS as mulheres mudam. É como se perdessem o interesse. Sei lá, e algo biológico ou sub consciente mas acontece e SEMPRE>

  4. fabiana disse

    Lendo textos tão belos assim e ainda saber q foi escrito por um homem me da um reconforto pq sinto q algum dia pode acontecer cmg

  5. Kenji disse

    Lindo texto… Mas tem um porém, e quando a mulher não quer demonstrar amor pelo seu parceiro? E quando o homem se apaixona dimais e se decepciona com tais atos dela que voce não esperava? =(, estou nessa situação… Minha namorada não reconhece o quanto amo ela, e ela simplismente não faz nada para que essa “chama” fique acesa… Já chegamos perto de terminar, mas ela nunca quis isso.. Ela sempre corre atrás quando chegamos a esse ponto… Ela diz que vai mudar por mim, mas nunca muda.. Ela é mais, digamos assim, legal, com outras pessoas que acaba de conhecer do que comigo… È triste isso, mas fazer o que, uma pessoa apaixonada sente essas coisas.. Principalmente os homens, pena que elas não reconhecem… Pelo menos algumas ._.

  6. evandro wagner disse

    eu era, não ainda sou apaixonada por uma mulher a amo de paixão mais ela me deixou ,não me disse o real motivo ,mais a amo muito ainda ,tenho certeza que eu não era um mal marido fazia tudo por ela eu a amava tanto que,a amava até mais que a mim mesmo esquecei de mim ,eu vivia por era pra ela,gosto tanto dela hoje faz 3 meses é 11 dias que ela me deixou mais por passar tanto tempo não comsigo esquecer-la ainda a amo com todo minha alma é não sei como esquecer-la ,o pior de tudo isso é saber que ela não me ama mais ,queria achar alguém pra mim ama ,assim poderia esquece-la e viver minha vida de novo…………..te amo meu amorico

  7. LUCILA disse

    OI PESSOAL…SOU CASADA HÁ 12 ANOS NUNCA FUI Á FAVOR A TRAIÇÃO,MAS HOJE ESTOU ENCANTADA POR UM RAPAZ QUE VEIO MORAR NO MEU BAIRRO..PIOR QUE ELE TAMBÉM É CASADO PERCEBI SEUS OLHARES PARA MIM FICO TODA SEM GRAÇA… MAS VIVO IMAGINANDO…UM DIA SAIR COM ELE..SEI QUE ELE JÁ TRAIU SUA ESPOSA..EU NUNCA TRAI MEU ESPOSO…MEU ESPOSO FOI MEU 1º HOMEM NA CAMA O QUE EU FAÇO… FAÇO DE TUDO PARA FUGIR DESSE RAPAZ..SEMPRE NOS ENCONTRAMOS E TROCAMOS OLHARES…. ME DE UM CONSELHO….. SOU SUPER TIMIDA….ELE TAMBÉM É TIMIDO.MAS MUITO LINDO…. ME ENVIE RESP… PARA ESSE SITE NÃO PARA E-MAIL..

  8. Jana disse

    O homem se encanta mais por mulheres que os enchem de mimos,carinhos,elogios,afagos,’mais fáceis’,ou mais sinceras no que sentem…ou nas mais duras, ou mais severas,que falam menos,que demonstram menos?

  9. juliana disse

    ola gente,bom queria dizer que eu graças a deus tenho esse homem maravilhoso ai do texto apaixonada por mim,ele é tudo de bom,estamos a 1 ano e 3 meses,ja estamos pensando em casamento e tudo,mass as vezes por pura loucura minha brigo com ele sem mais nem menos,trato ele muito mal,mas ele sempre diz oooo meu amorzinho calma,não fala assim,,depois q me lembro oq eu fiz me da uma dor tãooo grande no coração,ele nunca me da motivos pra brigar com ele,eu q as vezes não consigo acreditar q mereço um homem como ele,masss depois desse texto vou mudar completamente,homens assim hoje em dia são mais raros que diamante,amoooooo demais ele nossa nem imagino minha vida sem ele,e agora ja sei vou estraga-lo mesmo,mas é de muito amooooor,e aguardem q vcs tbm encontraram um homem assim,e quando encontrarei não deixem ele escapar…

  10. Nadir disse

    Olá,parabéns a pessoa sensível que escreveu este texto.De um mês para cá mais ou menos venho procurando respostas para essa questão: como age e como se sente um homem apaixonado.Tenho lido artigos e até livros de especialistas no “ramo” mas te confesso que ainda não tinha lido nada tão Profundo no sentido da delicadeza das palavras quanto ao sentimento masculino quando se refere a paixão.
    Obrigado ,sucesso para vc .

  11. IVANEIDE disse

    OLHA É VERDADE QUANDO ELE FALOU,UM HOMEM
    PAIXONADO ELE FAZ TUDO PELAR A AMADA.JÁ ACONTECEU COMIGO,EU
    NAO SOUB APROVEITA…BJOS

Deixe um comentário