Para que serve um amigo?

friends

Para rachar a gasolina, emprestar a prancha, recomendar um disco, dar carona pra festa, passar cola, caminhar no shopping, segurar a barra.

Todas as alternativas estão corretas,mas isso não basta para guardar um amigo no lado esquerdo do peito.
Milan Kundera, escritor tcheco, escreveu em seu ultimo livro,”A Identidade”, que a amizade é indispensável para o bom funcionamento da memória e para a integridade do próprio eu.

Chama os amigos de testemunhas do passado e diz que eles são nosso espelho, que através deles podemos nos olhar. Vai além: diz que toda amizade é uma aliança contra a adversidade, aliança sem a qual o ser humano ficaria desarmado contra seus inimigos.

Verdade verdadeira. Amigos recentes custam a perceber essa aliança, não valorizam ainda o que esta sendo construído. São amizades não testadas pelo tempo, não se sabe se enfrentarão com solidez as tempestades ou se serão varridas numa chuva de verão.

Veremos:

Um amigo não racha apenas a gasolina.

Racha lembranças, crises de choro, experiências.
Racha a culpa, racha segredos.

Um amigo não empresta apenas a prancha.

Empresta o verbo, empresta o ombro, empresta o tempo,
empresta o calor e a jaqueta.

Um amigo não recomenda apenas um disco.

Recomenda cautela, recomenda um emprego, recomenda um país.

Um amigo não dá carona apenas pra festa.

Te leva pro mundo dele, e topa conhecer o teu.

Um amigo não passa apenas cola.

Passa contigo um aperto, passa junto o reveillon.

Um amigo não caminha apenas no shopping.

Anda em silencio na dor, entra contigo em campo,
sai do fracasso ao teu lado.

Um amigo não segura a barra, apenas.

Segura a mão, a ausência, segura uma confissão,
segura o tranco, o palavrão, segura o elevador.

Duas dúzias de amigos assim ninguém tem.

Se tiver um, amém!

Recebido de minha amiga Ana Campos por email. Desconheço a autoria.

**********

Boa pergunta: para que servem seus amigos? O que tanto fazem que o leva a agradecer aos céus por tê-los conhecido? Uma brincadeira, uma mania de lhe ‘pertubar’, uma palavra sincera ou o quê? Compartilhe conosco um pouco do que o faz gostar tanto de algum ou alguns de seus amigos. Conte-nos, inclusive, um fato específico memorável, por mais bobo que possa parecer.

Amigos para siempre – Jose Carreras e Sarah Brightman

Comentários

  1. elisabete disse

    pra que serve amigo? pra te ajudar na horas defisseis ou pra vc ir pra balada ou apenas pra vc contar seus segredos eu pensava que era assin mais nao e bem assim quando vc briga com ela e ala conta todos ceu segredos?

  2. Mah... disse

    Cara…amigo p mim é tudo…..amizade é o sentimento mais nobre do mundo……acho que definir essa palavra naum tem como…..só sentindo p saber…..

  3. Camila Sobrinho disse

    Há 5 anos atrás eu tinha um conceito de amizade, e me descobri que quem eu achava q era amigo era na verdade qualquer outra coisa menos amigo.

    Até que eu conheci um Fê, ele me mostrou que amizade pode ser tudo na vida da gente, é uma pessoa maravilhosa que me ensinou mto sobre a vida e mto sobre mim que eu desconhecia.
    Eu costumo chamá-lo de sol, porque é uma pessoa que ilumina, trabalhamos juntos por alguns anos, hoje ele tá em outra empresa, mas mesmo assim eu consigo ver aquele sorriso de criança mostrando que a vida pode ser melhor do que pensamos.
    Ele é o meu amigo Sol!!!

  4. Chawca disse

    Meus amigos são os irmãos que eu escolhi, e sei que fui escolhido por eles também…

    São poucos, ams estãos empre do meu lado, ainda que estejam a kms de distância…

    Um fato que sempre conto é que certa vez estava com uma desilusão amororsa e todo mundo foi lá em casa me dar aopio e encher a cara comigo… acabou numa sessão chororô inesquecível…

  5. Lila Rose disse

    Haha…ótimo post: lindo texto e interessante proposta!!! Eu não tenho muitos AMIGOS, na verdade não cabe em uma mão, mas Cirilo, eu desejo a todas as pessoas que eu gosto que tenham amigos como os meus… eu sou super ausente, sabe? Mas, eles entendem e respeitam o meu espaço… é como se eles fossem uma extensão do meu “eu” e, por isso, não preciso ficar dando muitas explicações: eles já sabem de tudo, basta me olhar ou ouvir meu tom de voz ao telefone. E aí, quando a gente se encontra, às vezes, depois de 5-6 meses, parece que nos despedimos ontem… é mágica e poderosa a amizade, meus amigos me fazem ser uma pessoa melhor e esse AMOR, como diz minha amiga Erika, é TUDIBÃO!!! rsrsrs Beijos, querido!

Deixe um comentário